Livros Catequese

CATEQUESE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Catequese, que significa instruir de viva voz, é um dos elementos pertencente ao processo de evangelização, no qual se apresenta Jesus e a Sua Salvação através do mistério Pascal. Na paróquia de Loures, a formação na fé subdivide-se em três grupos: catequese da infância, catequese da adolescência e catequese de adultos. Uma vez que o segundo grupo é a continuação direta do primeiro, estes trabalham em articulação e comunicação permanente, perfazendo um grande grupo. A catequese de adultos, no entanto, trabalha como um grupo independente dos outros dois. Deste modo, a catequese da infância e da adolescência da paróquia de Loures, de acordo com as diretrizes do Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa, acompanha, num percurso de fé, crianças e adolescentes desde os 6 aos 16 anos de idade, e inicia-os nos Sacramentos da Igreja.

Na paróquia de Loures, contam-se atualmente cerca de 250 crianças e 35 catequistas. Tendo em conta a geografia e a dimensão da paróquia, a catequese está organizada por núcleos, inseridos nas diferentes zonas. Porém, nem todas as zonas têm, de momento, um núcleo de catequese ativo. Cada um dos núcleos tem um responsável, existindo ainda uma equipa responsável pela coordenação geral da catequese, composta presentemente pelo pároco e por três elementos: Maria Inês Bico e Luís Pires da Silva.

A catequese tende a seguir o calendário escolar, com exceção das férias do Natal e da Páscoa, nos quais procura participar nos momentos e celebrações próprios dos tempos. As inscrições para qualquer núcleo de catequese são realizadas no final do ano anterior e no início do ano letivo, no centro paroquial. Em caso de dúvida ou necessidade de contacto, existe o e-mail catequeseparoquialoures@gmail.com ou presencialmente com um membro da coordenação, no centro paroquial, antes ou depois dos horários da catequese.

Tendo em consideração as diferentes etapas pela qual uma criança atravessa ao longo do seu crescimento, o itinerário da catequese de iniciação está organizado em quatro etapas distintas. As duas primeiras etapas compreendem a catequese da infância, sendo as etapas III e IV parte da catequese da adolescência.

Catequese da Infância

I Etapa: inserção na comunidade

• 1.º ano: Jesus Gosta de Mim
  • 2.º ano: Ensina-nos a rezar
  • 3.º ano: Queremos seguir Jesus

II Etapa: a vida da fé

• 4.º ano: Tens Palavras de Vida Eterna
  • 5.º ano: Sereis o Meu Povo
  • 6.º ano: Creio em Jesus Cristo

Locais de Catequese

Loures
Centro paroquial: Rua Dr. Manuel Arriaga, 14
Do 1.º ao 6.º ano: sábados, das 9h30 às 10h30 (bloco A) ou das 11h às 12h (bloco B)
Responsáveis: Maria Inês Bico, Luís Pires da Silva

A-dos-Cãos
Capela de Santo Amaro: Rua da Fonte de Santo Amaro
Do 1.º ao 6.º ano: sábados, das 15h às 17h
Responsável: Ana Margarida Francisco

Infantado
Escola Primária EB1/JI do Infantado: Rua Fernão de Magalhães
Do 1.º ao 6.º ano: sábados, das 18h às 19h
Responsável: Sara Grazina

Catequese Adolescência

Livro Catequese Infância

Em vista da realização das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) em Lisboa, em 2022, o Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa criou, em 2019, o Projeto Say Yes – Aprender a dizer que sim, para melhor preparar os adolescentes para este grande evento. Deste modo, as etapas III e IV (Sentido cristão da vida — 7.º e 8.º ano; e Compromisso Cristão — 9.º e 10.º ano) foram adaptadas ao projeto. O Say Yes tem como objetivo apresentar as JMJ realizadas desde 1984 até 2019, bem como debater e aprofundar os temas de cada uma. Não obstante de o conteúdo ser igual para todos os anos da catequese da adolescência, o projeto não descarta os conteúdos programáticos dos antigos catecismos, incorporando-os ao longo do projeto.

Locais de Catequese

Loures
Centro paroquial: Rua Dr. Manuel Arriaga, 14

Do 7.º ao 10.º ano: sábados, das 9h às 10h30 (bloco A) ou das 11h às 12h30 (bloco B)
Responsáveis: Maria Inês Bico e Luís Pires da Silva

logotipo catequese

Contactos e Responsáveis

Responsáveis pela coordenação geral: Pe. Chico, Maria Inês Bico, Luís Pires da Silva

Presencialmente com um membro da coordenação, no centro paroquial antes ou depois dos horários da catequese (das 9h30 às 12h30).

catequeseparoquialoures@gmail.com