Óleos no altar

UNÇÃO DOS DOENTES

O que é a Unção dos Doentes?

A Unção dos Enfermos (ou Doentes) é, juntamente com a reconciliação, um dos sacramentos de cura. O Senhor Jesus Cristo, médico das nossas almas e dos nossos corpos, que perdoou os pecados do paralítico e lhe restituiu a saúde do corpo, quis que a sua Igreja continuasse com a força do Espírito Santo, a sua obra de cura e da salvação. Pela Santa Unção e pela oração dos presbíteros, toda a igreja encomenda os doentes ao Senhor para que os alivie e os salve. Um cristão pode receber a Santa Unção todas as vezes que cair gravemente enfermo; e também quando, mesmo depois de a ter recebido, a doença se agrava.

“Nas aldeias cidades ou casais, onde quer que entrava, colocavam os enfermos nas praças e rogavam-Lhe que os deixasse tocar pelo menos a franja da Sua capa. E quantos o tocavam ficavam curados.” (Mc 6, 56)

Os evangelhos contam-nos como Jesus era procurado por quem sofria, com fé, para que Ele os curasse de dores tão difíceis de suportar. E Jesus, compadecendo-Se dos doentes, curava-os.

Para celebrar a Unção dos Enfermos

A celebração da Unção dos Enfermos acontece a pedido do doente. Este pode pedir essa celebração dado o seu estado de saúde. Neste caso, a celebração realiza-se de modo particular, mas o doente não fica sozinho. A família pode e deve participar. O pedido pode acontecer porque, tendo saúde débil, quer participar numa celebração comunitária deste sacramento.

Quando quiser celebrar a Unção dos Enfermos deve combinar com o padre (inserir link) a hora e o local. Na paróquia de Loures celebra-se, habitualmente, missa com a Unção dos Doentes no domingo mais próximo do Dia Mundial do Doente — 11 de fevereiro. Cura das almas e dos corpos, a celebração da Santa Unção deve suscitar um empenho grande na conversão e o sentido cristão do sofrimento, saber pegar na cruz de cada dia.