Bens alimentares

GRUPO DOS POBRES

A 21 de novembro de 1998 foi formado o grupo social da paróquia de Loures, também conhecido por grupo dos pobres, e entregue a sua missão ao Renovamento Carismático. O grupo é constituído por nove voluntários, tendo o pároco como o presidente. Conta ainda com um coordenador, um vice-coordenador, um tesoureiro e mais cinco colaboradores. Após um acordo com o Banco Alimentar, tornou-se possível o apoio mensal a famílias carenciadas da paróquia, com um cabaz de alimentos.

O grupo desloca-se mensalmente na manhã da segunda sexta-feira do mês às instalações do Banco Alimentar, contando com uma viatura cedida pela Junta de Freguesia de Loures, a fim de levantar os alimentos que depois são contados e arrumados. Tendo sido definido um cabaz com produtos pré-estabelecidos e quantidades de acordo com o número de elementos do agregado familiar, é feito o levantamento das necessidades e fazem-se as compras necessárias durante a tarde. Estas compras são realizadas com o apoio de um subsídio da Junta de Freguesia de Loures, com peditórios à saída das missas do último fim de semana do mês e, nos últimos dois anos, com um donativo da Hovione. Na semana seguinte, os alimentos são entregues aos utentes que são escalonados por três dias para melhor atendimento (terça, quarta e quinta-feira das 14h30 às 17h30).

Às quartas-feiras, com exceção da semana de distribuição de alimentos, é feita distribuição de roupa doada quer pelo Banco de Bens Doados, quer pelos paroquianos, no horário das 10h00 às 12h00.

Horários

Distribuição dos cabazes às famílias: uma vez por mês (após a 2.ª sexta-feira de cada mês) à terça, quarta e quinta-feira, das 14h30 às 17h30 (conforme escala previamente estabelecida);
Distribuição de roupa: quartas, das 10h às 12h, exceto na semana de distribuição dos alimentos.

Contactos e Responsáveis

Mário Figueiredo