Cruz

Celebrações: sábado às 18h30
domingo às 11h

Orago: Santa Maria de Loures | Nossa Senhora da Assunção

Data de construção: séc. XII, c.1180 (fundação primitiva); séc. XVI (com obras de reestruturação dos sécs. XVII-XVIII)

Curiosidades

É uma antiga capela dos Templários que sofreu obras de alteração nos séculos XVII e XVIII. Foi reconstruída após o terramoto de 1755, constando a data de 1781 na porta. O interior é constituído por três naves, com um teto de madeira em abóbada de berço com pinturas decorativas seiscentistas. Destacam-se ainda a capela mor barroca com retábulo de talha dourada e mármores embutidos. Da antiga sacristia resta um lavabo datado de 1562 e uma custódia de prata dourada (século XVI), atualmente exposta no Museu Nacional de Arte Antiga.

Morada: R. Fria 1
2670-400 LOURES

Capela do centro paroquial Sacrário do centro paroquial Nossa Senhora da Conceição

Capela do centro paroquial | Loures

Catequese: sábado das 9h30 às 12h30
Celebrações: de 2.ª a 6.ª feira às 18h30
Terço: de 2.ª a 6.ª feira às 18h
Exposição do Santíssimo: 6.ª feira às 17h30

Orago: Nossa Senhora da Conceição

Data de construção: adaptado para local de culto em 1972

Morada: Rua Doutor Manuel de Arriaga, 14
2670-451 LOURES

Capela A-dos-cãos exterior Capela Ados-cãos interior St.Amaro

Capela de Santo Amaro | A-dos-Cãos

Catequese: sábado das 16h às 17h
Celebrações: sábado às 17h

Orago: Santo Amaro

Data de construção: século XVI

Curiosidades

Trata-se de uma capela com galilé com colunas quinhentistas, cujas bases e capitéis são decorados com elementos característicos do manuelino, com a particularidade de serem todos diferentes. Destacam-se também os painéis de azulejo do século XVIII, relatando alguns passos da vida de Cristo.

Morada: Rua da Fonte de Santo Amaro

Orago: São Cristóvão

Data de construção: 1998

Curiosidades

A ideia da construção da capela foi concebida por três mulheres residentes em Moninhos: Emília Paiva, Graça Marques e Maria Rosa. Das ideias à execução foi um processo e período relativamente fáceis e rápidos. A empresa Luís Simões ofereceu o terreno e, após consulta do pároco da época, Padre Tiago, rapidamente se começaram a angariar fundos por vários meios, desde excursões culturais, festas anuais, quermesses, corridas de bicicleta, entre outros. Depressa se organizou uma comissão para dar início aos “festins gastronómicos”, e, sem se dar por isso, organizara-se um grupo de 70 voluntários para ajudar na concretização das festas. A 1 de maio de 1996, dá-se a missa campal e lançamento da 1.ª pedra, seguidos de mais um lanche no restaurante da Festa de Moninhos.

Morada: Rua da Peça
2670-501 LOURES

Capela Montemor exterior Capela Montemor interior Nossa Senhora da Saúde

Capela de Nossa Senhora da Saúde | Montemor

Celebrações: sábado às 17h

Orago: Nossa Senhora da Saúde

Data de construção: 1598 (primitiva); 1603

Curiosidades

Segundo a tradição, aquando da peste de 1598, muitas famílias de Lisboa fugiram-se para o termo da cidade, nomeadamente Loures e a povoação de Montemor. Uma das famílias trouxe a imagem ainda hoje venerada de Nossa Senhora, construindo-se uma ermida, e comprometendo-se com a sua ampliação no fim da peste. Em 1603 cumpriu-se o voto e construiu-se a atual capela, sendo a única em honra de Nossa Senhora da Saúde na Vigararia Loures-Odivelas. Entre 1598 e 1603 não se registaram mortes devido à peste. Destacam-se o revestimento de azulejo, tendo alguns desaparecido no tempo da Primeira República; o alpendre, mandado construir por Miguel Tostado em 1621; um lavatório de pedra de 1690; e um cofre para a recolha de esmolas, datado de 1781.

Morada: Rua Nossa Senhora da Saúde
2670-502 LOURES

Capela Murteira exterior Capela Murteira interior Sta.Petronila

Capela de Santa Petronila | Murteira

Celebrações: domingo às 9h

Orago: Santa Petronila

Data de construção: anterior a 1617

Morada: Rua da Ermida
2670-550 LOURES

Capela Ponte de Lousa exterior Capela Ponte de Lousa interior Sacrário Capela Ponte de Lousa

Capela do Divino Espírito Santo | Ponte de Lousa

Celebrações: domingo às 10h

Orago: Nossa Senhora do Carmo

Data de construção: século XVII ou XVIII

Curiosidades

É um templo simples que pertenceu à Quinta de Francisco de Melo e Albuquerque.

Morada: Rua Angola (EN 8)
2670-768 LOURES

Capela Tojalinho exterior Capela Tojalinho interior Sr.Jesus dos Desamparados

Oratório do Senhor Jesus dos Desamparados | Tojalinho

Orago: Senhor Jesus dos Desamparados

Data de construção: anterior a 1750

Curiosidades

Devido à dimensão reduzida, na qual apenas cabe o altar com o orago, a assembleia de qualquer celebração ou ato de culto tem de permanecer ao ar livre, no adro da ermida. A primeira referência conhecida é de 1750, mas a construção terá sido muito anterior a esta data.

Morada: Largo da Liberdade
2670-348 LOURES

Interior Oratório Misericórdia N. Sra. das Misericórdias Exterior Oratório Misericórdia

Oratório de Nossa Senhora das Misericórdias | Loures