MOVIMENTOS
Renovamento Carismático
O Renovamento Carismático Católico é um grupo de oração oferecido por Deus Pai, para dar testemunho do seu filho Jesus, através daquilo que o Espírito Santo faz escutar no coração, abrindo os caminhos e propondo a avançar na estrada da vida. É vontade do grupo que a conversão a Jesus Senhor se intensifique e cresça, e que o serviço a Deus e aos outros continuem, na humildade de pecadores, na certeza da posição enquanto servos inúteis, mas cientes da condição de ser filhos muito amados do Pai.
Existindo em Loures há 36 anos, este grupo de oração reúne-se semanalmente à quinta-feira, às 21h, para meditar e partilhar a palavra de Deus, na capela do centro paroquial. Na primeira quinta-feira, realiza-se a Oração de Louvor; na segunda, a Oração de Cura; na terceira, o ensinamento; e na quarta quinta-feira há a exposição do Santíssimo.
O grupo é composto por 5 elementos responsáveis que se reúnem duas vezes por mês, e conta, atualmente, com a participação de 14 ou 15 irmãos na Oração.
Contactos e Responsáveis
Adérito Carvalho – 918 253 401
Cursilhos de Cristandade
Os Cursilhos de Cristandade (o MCC) são um Movimento de Igreja que, mediante um método próprio, possibilitam a vivência e a convivência do fundamental cristão; ajudam a descobrir e a realizar a vocação pessoal; e tornam possível a criação de núcleos de cristãos que vão fermentando de Evangelho os ambientes (Ideias Fundamentais: 74.88). O MCC não é algo, é alguém: é Cristo. Não é uma coisa, mas sim uma realidade organizada, viva e atuante. É uma realidade humana, constituída pelo conjunto de homens e mulheres que, depois de ter feito o Cursilho de três dias, adotou a mentalidade e os princípios fundamentais e, seguindo um método próprio, une-se para ajudar a viver de um modo mais autêntico a vida cristã, realizando de uma nova maneira a sua relação com Deus, consigo mesmo, com os homens e com o mundo.
Em Portugal, foi o Padre José Gonçalves que, vivendo em Espanha o Cursillo nº. 19, impulsionou os Cursilhos de Cristandade em Portugal desde 1959 (in Os Cursilhos em Portugal, de José Froes).
D. Manuel Clemente afirma que os Cursillos causam “impacto” através de uma experiência de “primeiro anúncio”, do essencial cristão: “A vitória de Cristo sobre a morte participada numa comunidade com tempo para pensar, para ouvir testemunhos, tempo para rezar, e para testemunhar”. O cursilho é um “anúncio formal, não teórico, não abstrato, mas experiencial, forte.”
Durante o ano pastoral, todos quantos já viveram um cursilho de cristandade vão convidando mais pessoas a viver a mesma experiência dentro do que é característico deste movimento. Um conjunto de pessoas da paróquia de Loures que passaram pela experiência de um cursillo de cristandade, procurará promover encontros de oração e continuará a formular convites aos irmãos que reúnam condições para viverem um cursillo e assim conhecerem melhor Cristo.
É bom proporcionar oportunidades de despertar para uma vivência mais consciente e crescente da fé dentro da paróquia. Todos os anos, na paróquia Santa Maria de Loures, celebra-se uma missa de Ação de Graças pelas intenções do Movimento dos Cursillos de Cristandade (MCC), no primeiro domingo de outubro.
É objetivo do Movimento de Cursilhos da Cristandade motivar e sensibilizar os cursillistas da paróquia de Loures para o serviço de missão, onde o pároco considerar mais útil e necessário, e cultivar a necessidade de manutenção da oração e evangelização. Procura-se também promover encontros MCC no decurso de todo o ano pastoral.
Mais informações
Movimento dos Cursilhos de Cristandade — Grande Lisboa: Website
Equipas de Nossa Senhora
Na paróquia de Loures existem vários casais que pertencem às equipas de Nossa Senhora, existindo várias equipas com designação Loures. Neste momento, vai até à Loures 5.
As Equipas de Nossa Senhora (ENS) são um movimento de espiritualidade conjugal cujo objetivo é ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do Matrimónio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão pela palavra e pelo testemunho de vida. São uma escola de formação para casais cristãos unidos pelo sacramento do Matrimónio.
Apesar de não ser um movimento mariano, as ENS recebem o nome de Maria, colocando-se sob a sua proteção. Não há melhor guia para ajudar a chegar até Deus do que aquela «que ocupa o primeiro lugar entre os humildes e os pobres do Senhor que esperam e recebem a Sua salvação com confiança» (Lumen Gentium {L.G.} 55).
As equipas são constituídas por um número indicativo de 5 a 7 casais e um sacerdote, designado Conselheiro Espiritual. Reúnem-se mensalmente num encontro de oração, partilha e estudo de um tema de formação cristã, para se entreajudarem numa caminhada com Cristo.
O movimento das Equipas de Nossa Senhora está espalhado pelo mundo inteiro. Na Supra Região Portugal, o movimento existe há mais de 60 anos e encontra-se espalhado pelo continente, pelas ilhas (Madeira e Açores) e pela África Lusófona (Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe). Em dezembro de 2017 existiam 1.291 equipas totalizando 15.095 membros, entre os quais 6.962 casais, 403 viúvos, 739 Conselheiros Espirituais e 29 Acompanhantes Espirituais (não sacerdotes).
(Citado da página oficial das ENS)
Mais informações
Equipas de Nossa Senhora Portugal: Website
Grupo de Oração pela vida
O grupo de Oração pela Vida (GOV) foi fundado em setembro de 2018 e surgiu da necessidade, partilhada pelos seus membros, de uma resposta aos números espantosos, assustadores, chocantes do aborto em Portugal e no mundo (milhões e milhões...). Estes números não devem deixar ninguém indiferente, ficar pelo lamento ou argumentar que é um problema de consciência individual. Sobretudo os cristãos que têm o dever de lutar pela defesa e promoção da vida, no cumprimento da vontade divina: "Não matarás!". A resposta pela oração (Santo Rosário), não é menos importante nem eficaz do que a ação e a palavra.
O grupo de Oração pela Vida está aberto a todos, sem qualquer formalidade de entrada. Neste momento é constituído por sete elementos com presença regular na reunião semanal das terças-feiras, no centro paroquial de Loures, depois da Eucaristia das 18h30. O grupo reúne-se para recitar o Santo Rosário pela vida. Nesta oração pede a Deus o fim do aborto e da sua legalização, bem como de todas as formas de pôr fim antecipado à vida, e, também, procurar desagravá-l’O por estes pecados gravíssimos, que muito O ofendem, e, ainda, implorar a sua infinita Misericórdia para com todos os envolvidos nestes processos de morte!
Além disso, à semelhança de outras paróquias da diocese, o GOV fez-se representar em outubro de 2018 e outubro de 2019, em Lisboa, na manifestação ("caminhada") anual de defesa da vida, promovida pela Federação Portuguesa pela Vida!
Contactos e Responsáveis
António Estêvão – 967 771 328
antonio_estevao@sapo.pt