Festas Santa Maria de Loures | 2020

1 de outubro de 2020

De 2 a 11 de outubro de 2020, celebramos as festas em honra de Santa Maria de Loures, adaptadas à situação que vivemos e seguindo as recomendações da Conferência Episcopal Portuguesa e da DGS. Também foi adaptado o modo de participar. As festividades terão lugar no adro da igreja matriz de Loures, mas poderão ser acompanhadas através de encontros Zoom, que, em alguns casos, serão transmitidos através da página de Facebook da paróquia. Diariamente, será rezado o terço e celebrada a Eucaristia, com transmissão em direto no Facebook e no Zoom.

O programa conta com diversas atividades como a apresentação do programa pastoral, o visionamento do filme “Uma verdade inconveniente”, um quizz cristão, e um Peddy Paper. Todos os dias, às 21h, haverá o momento “Somos paróquia”, no qual se darão a conhecer os vários grupos, movimentos e serviços da paróquia.
Durante a semana existirão algumas conferências com temas como “(Sobre)Viver a(à) Pandemia”, “Ecologia” e “Voluntariado”, que serão igualmente transmitidas on-line, tal como o concerto de Clarinete, no dia 2, e a Benção dos animais, no dia 4.
Nos dias 2, 3 e 4 estará no adro da igreja Matriz a banca dos Sabores Saloios , destinada à venda de produtos locais, como legumes, queijos e frutas. Somos todos convidados a trazer os nossos sacos para as compras.

Procissões

Irão realizar-se duas procissões com início e fim na igreja matriz de Loures. Porque respeitamos as orientações e, sobretudo, a vida, a procissão será automóvel, devendo cada um acompanhá-la quer pela janela de suas casas quer a partir das transmissões no Zoom ou na página de Facebook da paróquia.
No dia 10 de outubro, haverá a procissão das velas que passará por vários locais da paróquia como o Marzagão, a Alta de Loures, a Mealhada, o centro de Loures, o Infantado e o Fanqueiro. Através da iniciativa Manto de Luz, todos poderão estar diante da Padroeira nesse dia. Por 2,5€ poderá adquirir uma vela que será identificada com o nome e as intenções de cada um, criando assim um manto de luz diante da Padroeira. As velas encontram-se disponíveis junto das equipas de zona, nas capelas dos lugares, na igreja matriz e no centro paroquial.
Após a celebração da missa da tarde de dia 11, a procissão em honra de Santa Maria percorrerá as principais ruas do centro de Loures. Após a procissão, assistiremos ao vídeo de encerramento e daremos por terminados os festejos. Poderá encontrar o percurso da procissão de velas aqui e em honra da padroeira aqui.

cartaz evento

Contamos com todos para celebrarmos mais um ano em honra a Santa Maria de Loures.
Conheça aqui o programa completo:

cartaz evento