Luz da Paz de Belém
21 de dezembro de 2019
Todos os anos, uma criança do norte de Áustria recolhe a luz na Gruta da Natividade em Belém, onde Jesus nasceu, e leva-a para a Europa, onde é distribuída a todas as delegações participantes para que a façam chegar aos respetivos países, como sinal e mensagem de paz, amor e esperança, após a celebração de partilha no 3.º domingo do Advento que acontece em Viena.
Posteriormente, em cada país ocorre a cerimónia própria para a distribuição da Luz da Paz de Belém para que os vários agrupamentos de escuteiros a possam redistribuir pelas igrejas e outros lugares.
Em Portugal, uma delegação de escuteiros portugueses desloca-se todos os anos a Viena e transporta a Luz diretamente para Portugal onde, em cerimónia nacional é partilhada com os nossos escuteiros.
Este projeto começou na Áustria, no âmbito de um programa social intitulado “Light in the Dark” (Luz no Escuro), dedicado a pessoas carentes da Áustria e países vizinhos. Ao longo dos tempos, este acontecimento foi assumindo um papel primordial nos acontecimentos natalícios.