Mensagem do Dia de São Martinho

11 de outubro de 2020

"Caríssimo: Recorda a todos os irmãos que devem ser submissos aos governantes e às autoridades, que devem obedecer-lhes e estar prontos para toda a boa obra. Não digam mal de ninguém, não sejam conflituosos, mas pacíficos, mostrando-se sempre atenciosos para com todos.” (Tt 3, 1-2)

Viva! Hoje celebramos o dia de São Martinho. Era soldado e preparava-se para os Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia). Como sabemos, nele cumpriu-se de forma exemplar o convite a “estar prontos para toda a boa obra”.
A partir desta atenção ao outro nasceu esta tradição de reunir amigos e vizinhos em confraternização (os Magustos) e de encontrar gestos de partilha. Estas são atitudes tão importantes que as temos reforçado ano após ano. Estas atitudes são ainda mais importantes este ano. Mais precisamos de estar atentos aos outros e encontrar formas de partilha. Então sugerimos estes modos de concretizar estas atitudes:
Telefonar a um vizinho e dizer-lhe que:
"Embora as circunstâncias não permitam a proximidade física, não deixamos de estar próximos e atentos e de sentirmos a alegria por poder mostrar e celebrar a amizade e a alegria de estarmos juntos no caminho da vida, como São Martinho esteve presente no caminho do mendigo."
Na atitude de partilha e de cuidado com o mundo, que enfrenta as mudanças climáticas, é importante favorecer a economia circular, fazendo voltar a entrar no circuito produtivo materiais que já não estão a uso: a chamada reciclagem. Ao longo deste ano vamos propor que recolham e entreguem os REE - Resíduos Elétricos e Eletrónicos. Existe a campanha Eletrão. De momento talvez a instituição que mais beneficie desta recolha (até ao fim de novembro) será a dos Bombeiros Voluntários de Bucelas. Podem entregar esses resíduos diretamente em Bucelas ou no Centro Paroquial, é para essa campanha que vos convidamos.

Bom São Martinho,
Pe. Chico