Maquete Igreja Matriz

PROJETOS

Bartolomeu

Amigos da Matriz

Os Amigos da Matriz de Loures surgiram em 2013 como grupo organizado informalmente a partir da existência de alguns paroquianos que, ao longo de vários anos, desenvolveram iniciativas com o objetivo de angariar fundos para a paróquia e para a igreja matriz. Este grupo nasceu da vontade de valorizar e proteger o património da igreja matriz (monumento nacional), aquela que se popularizou como “Catedral dos Saloios”, e é a Casa-Mãe da comunidade paroquial de Loures e de todos os lourenses que ali celebram a fé e a vida através dos sacramentos. A igreja matriz tem sido também um espaço cultural de encontro entre crentes e não-crentes, no qual a arte e a história assumem um papel determinante enquanto ponte, e o património se assume legado de todos.

Já foram intervencionadas, por ações de conservação e restauro, diversas áreas da matriz:
— consolidação dos tetos das três naves;
— fixação e reposição de alguns elementos da pintura das colunas, dos intradorsos dos arcos e dos janelões;
— fixação e reposição do ouro do arco triunfal;
— remoção de repinte, fixação de pintura e reposição de alguns elementos pictóricos e recomposição de novos elementos de madeira na Imagem de Nossa Senhora da Graça, devolvendo-a à devoção da comunidade;
— restauro de dois castiçais para a Adoração ao Santíssimo Sacramento e da Arca do Santíssimo utilizada na quinta-feira Santa;
— restauro do castiçal do Círio Pascal;
— recuperação e recomposição a partir de pequenas peças ainda existentes de um antigo andor utilizado em tempos para a Imagem de Nossa Senhora da Assunção, agora destinado à Imagem de Santa Maria de Loures;
— limpeza, conservação e inventariação de coroas e resplendores de prata pertencentes ao acervo da igreja matriz;
— composição de dois reposteiros para as portas laterais da igreja e de dois frontais de altar (branco para o altar utilizado hoje em dia e vermelho para o Altar da Comunhão de Nossa Senhora);
— aquisição de algumas alfaias litúrgicas necessárias ao culto.

Todas as ações acima elencadas foram possíveis com diversos mecenas empresariais e particulares, a colaboração de membros e grupos da comunidade paroquial, e de entidades externas de carácter filantrópico.

Os Amigos da Matriz têm procurado desenvolver variadas iniciativas que procuram intensificar a angariação de fundos de forma a garantir que no dar também se receba. Destas destacam-se as peças criadas para merchandising (canetas, porta-chaves, ímans, etc.); a reedição da obra Admirável Egreja Matriz de Loures, de Mendes Leal, publicada inicialmente em 1909; e a produção de duas coleções de postais com fotografias da autoria de Ricardo Polónio, do interior da igreja e de algum do património artísticos. São de mencionar ainda os eventos e as iniciativas que ao longo do ano desafiam a comunidade a participar, de forma divertida e cultural nesta angariação de fundos: noites de fados, Festival das Sopas, porco assado no espeto em colaboração com o restaurante Ruacaná, venda de Natal, e muitos mais sempre a fazer, sendo todos importantes neste projeto.

Os Amigos da Matriz contam com toda a comunidade que se queira juntar, seja na organização dos eventos, seja na participação ativa do grupo ou como sócio. Com uma quota mensal de 1€, todos podem ajudar a fazer da igreja matriz uma prova de que a união comunitária consegue sempre mais!


logotipo fides

Contactos

amigosdamatrizdeloures@gmail.com

Donativos

Pode contribuir para o projeto através do IBAN: PT50 0046 0044 00600156597 92 (Santander)

Projeto Terreno

FIDES

O FIDES (Fundadores da Igreja do Espírito Santo) é um grupo que se dedica à realização de algumas atividades, com o objetivo de não só ser uma presença na comunidade do Infantado, mas também para angariar fundos para a construção de uma igreja, centro pastoral e centro social na zona.

No que diz respeito à angariação de fundos, todos os anos organiza-se a Festa dos Infantes (final de outubro/ início de novembro), que talvez seja a ação com maior visibilidade, a par de outras iniciativas como jantares temáticos e a participações em outros eventos. O grupo também dinamiza a oração da primeira terça-feira de cada mês, aberta a toda a comunidade.

O projeto da Igreja do Infantado conta com a construção de uma igreja, centro pastoral e centro social com várias valências como o apoio à deficiência, um centro de dia para idosos e uma creche e um jardim de infância. A Câmara Municipal de Loures já cedeu um terreno para a edificação da igreja.


logotipo fides

Contactos

fides.infantado@gmail.com

Donativos

Pode contribuir para o projeto através do IBAN: PT50 0045 5140 40233145751 14