Pia Batismal

BATISMO

O que é o Batismo?

O Batismo é o fundamento de toda a vida cristã. Quando alguém é batizado, entra na comunidade cristã e passa a ser filho de Deus. A fé em Jesus Cristo que nos salva é o maior tesouro que temos na vida e, por isso, o Batismo é o melhor que podemos desejar para uma pessoa que amamos. A partir do Batismo, a nossa fé em Deus tem espaço para crescer, para sermos libertos do pecado e alcançarmos a salvação. Unimo-nos a Cristo e recebemos uma vida nova. Desta forma, o Batismo é o primeiro de todos os sacramentos.

“João disse-lhes a todos: Eu batizo-vos em água, mas vai chegar Quem é mais poderoso do que eu, Alguém cujas correias das sandálias não sou digno de desatar. Batizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo.” (Lc 3, 16)

Os evangelhos contam que João Batista batizava no Rio Jordão. Este batismo com água simbolizava a lavagem ou purificação do coração daqueles que desejavam mudar de vida. Porém, este batismo partia de uma vontade apenas humana de conversão. Pelo batismo de Jesus, no Espírito Santo, é depositada, naquele que o recebe, a semente da Graça sobrenatural, que procurará sempre germinar.

Aspetos práticos da preparação e celebração do Batismo

Embora seja bastante usual batizar logo no início da vida, em bebé ou em criança, todas as idade e todas as etapas da vida são boas, e em todas elas se pode celebrar o Batismo. Para as crianças com menos de seis anos, os pais devem começar por contactar o cartório paroquial com, pelo menos, dois meses de antecedência.

Para além da marcação da data da celebração do Batismo, será preciso recolher a informação necessária para elaborar a assento do Batismo (de acordo com este impresso) e combinar a participação dos pais e dos padrinhos no curso de preparação para o Batismo (CPB). Os Batismos realizam-se, habitualmente, aos domingos às 12h30 na igreja matriz.

Os maiores de seis anos, tendo atingido uma capacidade mínima de compreensão do que vão fazer - o chamado “uso da razão” - devem ter o conhecimento sobre o que vão celebrar adequado à sua idade. Para tal, as crianças e adolescentes nesta situação (entre os 6 e os 16 anos) devem frequentar a catequese. Poderá saber mais sobre a catequese aqui.

Quem tiver idade superior aos 16 anos, encontra resposta para o seu processo de crescimento na fé e preparação para a celebração do Batismo (e demais sacramentos da Iniciação Cristã, como o Crisma ou a Eucaristia na catequese de adultos. Poderá saber mais sobre a catequese de adultos aqui.

Após o início da catequese, define-se a data da celebração. Na catequese de adolescência e de adultos, se a celebração do Batismo for simultânea com a celebração do Crisma, a data é combinada com o sr. Bispo.

Em alternativa ao contacto direto, tanto com a catequese da infância e adolescência, tanto com a catequese de adultos, poderá contatar o cartório para esclarecimento de possíveis dúvidas e encaminhamento para a resposta adequada. Se a sua situação não está descrita acima ou, por outra razão, ache que não pode celebrar ou pedir a celebração do Batismo para o seu filho, não deixe de contatar o cartório paroquial para esclarecimento aprofundado da sua situação.

Batismo

Antes do Batismo

Padrinhos

Quantos:
1 (um padrinho ou uma madrinha)
ou 2 (um padrinho e uma madrinha)

Deve-se escolher padrinhos para a criança e não compadres para os pais.

Pode ser padrinho quem:
— tenha mais de 16 anos;
— queira assumir a missão de padrinho;
— tenha completado a Iniciação Cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia);
— continue a viver conforme a sua identidade cristã (ter em atenção por exemplo: quem rejeitou a pertença à Igreja Católica ou situações familiares sem a celebração do sacramento do matrimónio).

É necessário frequentar CPB

É necessário entregar impresso com elementos para elaboração do assento.

Local (Transferência do Batismo)

Os batismos realizam-se, por norma, na paróquia da residência do próprio ou dos pais, no caso das crianças, ou do próprio no caso dos adultos. Quando tal não sucede, é necessário pedir a transferência do Batismo (de Loures para a paróquia de realização da celebração do Batismo, ou da paróquia de residência para Loures, conforme o caso).

Vela de Batismo

Para o dia do Batismo

Quem é batizado deve trazer:

— uma veste branca;
— uma vela.

Fotografia e imagem

Os responsáveis pela reportagem devem estar identificados e ter comportamento e formação adequados.

Decoração e flores

Habitualmente, a igreja é decorada por um grupo de voluntários. Caso queiram algum pedido no que diz respeito a arranjo de flores ou queiram ser os próprios a providenciar, devem esclarecer e combinar isto no cartório paroquial.

O cristão é membro da Igreja. Após a celebração do Batismo, deve cuidar da sua integração concreta na comunidade cristã. No caso das crianças até aos seis anos, esta integração começa na família, pois a família é Igreja Doméstica; e, depois, estando atento ao tempo que deve começar a frequentar a catequese, sempre acompanhada e motivada pelos pais.

Para os maiores de seis, a integração na comunidade começa na frequência da catequese e deve levar a uma procura constante de maior envolvimento. O processo formativo não é para “ter” o sacramento, mas para viver como cristão.