Exterior Igreja Matriz

Semana Santa — Lava-Pés

9 de abril de 2020

“Este mês será para vós o princípio dos meses; fareis dele o primeiro mês do ano. Falai a toda a comunidade de Israel e dizei-lhe: No dia dez deste mês, procure cada qual um cordeiro por família, uma rês por cada casa.” (Ex 12, 1-8.11-14)

“O Senhor Jesus, na noite em que ia ser entregue, tomou o pão e, dando graças, partiu-o e disse: «Isto é o meu Corpo, entregue por vós. Fazei isto em memória de Mim». ... todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciareis a morte do Senhor, até que Ele venha.” (1 Cor 11, 23-26)

“Ele, que amara os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim...levantou-Se da mesa, tirou o manto e tomou uma toalha, que pôs à cintura. Depois, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha que pusera à cintura... Se não tos lavar, não terás parte comigo... Então disse-lhes: «Compreendeis o que vos fiz? Vós chamais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque o sou. Se Eu, que sou Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que, assim como Eu fiz, vós façais também”. (Jo 13, 1-15)

Comecei por vos lembrar algumas das afirmações que a missa da Instituição da Eucaristia e do Lava-Pés nos vai trazer. Estamos a iniciar a celebração do centro do ano litúrgico, este ano, literalmente, nas nossas casas. "Princípio dos meses" porque anunciamos "a morte do Senhor, até que Ele venha" e celebramos o Seu exemplo para o fazemos de igual modo.

Isto o celebramos em cada missa. Talvez estas circunstâncias nos permitam valorizar mais este tesouro que podemos dar por adquirido... Celebrando a missa celebramos, também, a missão daquele que a ela presidem, os padres. Não vamos deixar de celebrar a Páscoa. Não participaremos nas celebrações litúrgicas, é verdade, mas podemos e devemos celebrar a Páscoa. Hoje demos graças pela Eucaristia e pelo Sacerdócio Ministerial e procuremos seguir efetiva e concretamente o exemplo que Jesus nos deu.
Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós

Pe. Chico