REFLEXÕES

A vida é dinâmica e traz-nos novidades e desafios novos. Também o calendário civil e cristão suscita comentários e reflexões várias. Poderá consultar esses comentários e reflexões aqui.

Quaresma

17 de fevereiro de 2021

Nós já vivemos vários tempos da quaresma e páscoa. Mas este ano é diferente. Nem podemos ir à igreja, nem podemos pôr cinzas na cabeça. Para nós o tempo da quaresma é um tempo forte. É um tempo que nos convida a olhar para trás e tomar consciência de como vivemos a nossa fé, esperança e caridade. É um tempo para nos reconciliarmos com Deus, com o ser humano e com toda a criação. É um tempo de recuperar a humildade que perdemos durante a corrida da vida. É um tempo para parar e olhar à nossa volta. Olhar mais profundo os olhos dos nossos irmãos que nos deixa ver o coração.

Bem vindos ao nosso site

3 de maio de 2020

“Ele chama cada uma delas pelo seu nome ... as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz”
(Jo 10, 3 e 4)

Bem vindos ao nosso site!
Ele “vem à luz do dia”, ao fim de muitos anos de sugestões, insistências e trabalhos, no domingo do Bom Pastor e no dia da mãe.
É mais do que justa a referência e o agradecimento a quantos, ao longo dos anos, foram insistindo e trabalhando para que o site da paróquia fosse uma realidade. Muito obrigado!
Desculpem nem sempre terem tido a resposta e correspondência que pediam e mereciam.

Domingo de Páscoa

12 de abril de 2020

Aleluia! Aleluia! Cristo Ressuscitou. Aleluia! Aleluia!

Caros amigos,
Esta é a palavra e a alegria própria deste dia. Cristo ressuscitou!
Esta é a grande revelação de Deus. No todo da Páscoa sabemos quem Deus é. Ao longo da Quaresma fomos renovando esta certeza, “Deus não quer a morte do pecador, mas que Ele se converta e viva”.

Sábado Santo

11 de abril de 2020

"Foi então que foi pregar também aos espíritos cativos" (1 Pe 3, 19) "Pois para isto foi o Evangelho também pregado aos mortos" (2 Pe 4, 6a).

O dia de Sábado Santo é um dia sem celebrações, o dia do grande silêncio! Mas não o dia da inatividade. Há uma antiga homília de Sábado Santo, que se lê como 2ª leitura no Ofício de Leituras. Ela inspira-se nos textos acima referidos. E diz-nos que esse dia em que o sepulcro está fechado, que parece que nada acontece, que Cristo está morto, que Deus está em silêncio e não responde aos nossos pedidos é o dia em que Cristo vai à procura dos "mortos".

Sexta-feira Santa

10 de abril de 2020

"Enquanto os judeus pedem sinais e os gregos andam em busca da sabedoria, nós pregamos um Messias crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios." (1 Cor 1, 22-23)
Este segundo dia do Tríduo Pascal desafia-nos a meditar, a contemplar a Paixão de Jesus. É um desafio exigente. Não é por acaso que a 1ª leitura da celebração da Paixão, (Is 52, 13 – 53, 12) nos fala do servo que "era como aquele de quem se desvia o rosto". Não é mesmo nada fácil olhar a Cruz e o sofrimento.

Semana Santa — Lava-Pés

9 de abril de 2020

“Este mês será para vós o princípio dos meses; fareis dele o primeiro mês do ano. Falai a toda a comunidade de Israel e dizei-lhe: No dia dez deste mês, procure cada qual um cordeiro por família, uma rês por cada casa.” (Ex 12, 1-8.11-14)

“O Senhor Jesus, na noite em que ia ser entregue, tomou o pão e, dando graças, partiu-o e disse: «Isto é o meu Corpo, entregue por vós. Fazei isto em memória de Mim». ... todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciareis a morte do Senhor, até que Ele venha.” (1 Cor 11, 23-26)

Quarentena: parêntesis ou caminho — Parte III

8 de abril de 2020

Na verdade viver o tempo presente é sempre um desafio, entre as saudades do passado que não volta e a ansiedade pelo futuro que ainda não chegou, vivamos o presente e pensemos, então, na nossa quarentena! Começo, de novo, por partilhar um pouco da 1.ª leitura do Ofício de Leitura de hoje. "Irmãos: Estando nós rodeados de tão grande número de testemunhas, libertemo-nos de todo o impedimento e do pecado que nos cerca, e corramos com perseverança para o combate que se apresenta diante de nós, fixando os olhos em Jesus, guia da nossa fé e autor da sua perfeição". (Heb, 12, 1).

Quarentena: parêntesis ou caminho — Parte II

7 de abril de 2020

Quarentena: parêntesis ou caminho — Parte I

6 de abril de 2020

Começo por partilhar um pouco da 1.ª leitura do Ofício de Leitura de hoje. "Tendo nós plena confiança de entrar no Santuário, por meio do Sangue de Jesus, por este caminho novo e vivo que Ele nos inaugurou através do véu, isto é, o caminho da sua carne, e tendo tão grande sacerdote à frente da casa de Deus, aproximemo-nos de coração sincero, na plenitude da fé, tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado na água pura. Conservemos firmemente a esperança que professamos, pois Aquele que fez a promessa é fiel." (Heb 10, 19 ss).