Quaresma

17 de fevereiro de 2021

Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: "Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez. Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive."
Eclesiastes 3:1,11,12

Nós já vivemos vários tempos da quaresma e páscoa. Mas este ano é diferente. Nem podemos ir à igreja, nem podemos pôr cinzas na cabeça. Para nós o tempo da quaresma é um tempo forte. É um tempo que nos convida a olhar para trás e tomar consciência de como vivemos a nossa fé, esperança e caridade. É um tempo para nos reconciliarmos com Deus, com o ser humano e com toda a criação. É um tempo de recuperar a humildade que perdemos durante a corrida da vida. É um tempo para parar e olhar à nossa volta. Olhar mais profundo os olhos dos nossos irmãos que nos deixa ver o coração.
Repara bem se está ferido o coração do teu irmão? Se está ferido ajuda-o a sarar a ferida. Olha para natureza e cuida-a. Olha para ti próprio e ergue-te para caminhar em frente com esperança.

Vamos caminhar juntos porque como disse o Papa Francisco “A fé chama-nos a acolher a Verdade e a tornar-nos suas testemunhas diante de Deus e de todos os nossos irmãos e irmãs. A esperança como «água viva», que nos permite continuar o nosso caminho. A caridade, vivida seguindo as pegadas de Cristo na atenção e compaixão por cada pessoa, é a mais alta expressão da nossa fé e da nossa esperança”.

Cada dia de quaresma é um tempo para crer, esperar e amar mais um pouco do que o dia anterior. Seja um tempo favorável da conversão e regresso ao Pai.

Pe. Binoy

Em conjunto com a unidade pastoral das paróquias de Bucelas, Fanhões, Santo Antão do Tojal e São Julião do Tojal, continuamos a fazer caminho pelos meios e canais de transmissão já conhecidos.
De segunda a sexta, rezamos o terço às 18h e participamos na Eucaristia às 18h30.
Aos sábados, celebramos a missa vespertina às 18h30. No Domingo, a missa é às 11h.
À sexta-feira rezamos a Via Sacra às 21h30.
Aos Domingos, a escola interparoquial propõe um tempo de oração a partir das 16h.

Poderá acompanhar todos estes momentos a partir do Zoom ou a partir das páginas de Facebook da Paróquia de Loures ou do Ictus (UP4).

Link do Zoom
Meeting ID: 832 1649 8503